sexta-feira, 29 de maio de 2015

Como incentivar nas crianças o prazer pela leitura?

Oi gente!

Uma dúvida muito comum entre as mães é como estimular a leitura dos filhos. Então, resolvi fazer esse post, com algumas dicas para incentivar o prazer pela leitura. Quanto antes começarmos esse estímulo, melhor será o resultado.
  • Conversar com o bebê desde a gravidez estimula o uso da linguagem. Conte sua história, narre o que está sentindo, o que está fazendo, o que está pensando. Converse com ele, contando o que se passa com você. A maioria das gravidinhas já fazem isso sem saber que o baby vai aprendendo a ouvir e gostar de histórias desde antes do nascimento.

  • Seja o exemplo. Leia. Mostre a seu filho o quanto é prazeroso a leitura. Crianças observam tudo e fazem o que os pais fazem. Dica: leia diferentes materiais, pode ser jornais, revistas, livros, gibis...
  • Leia para seu filho. Compre livros. Dê livros de presente. É um ótimo investimento! Crie momentos para contar uma história para as crianças.

  • Não determine um horário certinho para a leitura. Não é necessário esperar até a hora de dormir para contar uma história a seu filhote. Mude os hábitos e leia em diferentes horários, aproveitando as oportunidades que aparecem durante o dia.

  • Monte um cantinho para guardar os livros das crianças que seja de fácil acesso. Pode ser em cestas, prateleiras ou caixas. Use a criatividade! As crianças precisam manipular, olhar, pegar, sentir, não os deixe guardados.

  • Escolha livros de acordo com a idade da criança, não através do gênero. Por que meninos não podem ouvir histórias de princesas e meninas de piratas? Existe livros apropriados para bebês (feitos de tecido ou plástico que pode até molhar), para crianças pequenas (com material mais resistente), para as que estão iniciando na leitura (com histórias curtas, letras bastão)...pesquise!

  • Seja criativa! Ouse! Crianças adoram performance ao ouvir as histórias, vale fazer barulhos, vozes diferentes, teatrinho, fantoches, cantarolar...

  • Pergunte sobre a história após contá-la. Peça a seu filho para ele recontá-la. Vale também para histórias inventadas. A imaginação aqui é livre.

  • Adquira bons livros, com temas que seu filho curta. Invista em bons autores, tente não focar em personagens de desenhos animados. Aproveite para contar histórias sobre momentos que vocês estão vivenciando, como os medos, o desfralde, a ida para a escola.

  • Frequente livrarias com seu filho. Vai passear no shopping? Entre na livraria para saber das novidades. Nas grandes redes tem sempre um espaço infantil onde as crianças podem manusear os livros à vontade.

 E lembrem-se não insista, estimule!

Espero ter ajudado!

Beijo,

Tati



Gostou do post?       Compartilhe!       Comente Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Compartilhe, comente!