terça-feira, 23 de junho de 2015

Receitinhas fáceis para um almoço gostoso!

Passei a reavaliar a alimentação aqui de casa após um curso que fiz, onde houve várias trocas de experiências e dicas valiosas de nutricionistas e outros profissionais da saúde. Desde então, estou tentando incluir alimentos mais saudáveis na nossa alimentação, variando os alimentos e consumir menos industrializados. Aos poucos vou testando umas receitas e incluindo alguns alimentos, principalmente verduras e legumes que, confesso, não consumia muito.
Não sou radical, por isso se tenho vontade de comer algo, como sem estresse. O mesmo vale para os filhotes, mas pretendo ensinar a eles que uma boa alimentação é certeza de uma vida melhor. E a redução de açúcar, gorduras e sal é fundamental. Ainda estou aprendendo e a caminhada é longa, mas a vontade de acertar e fazer escolhas melhores também. 
Vou compartilhando com vocês, as receitas que testei aqui em casa, como esse almoço delícia de hoje, com nuggets caseiros, massa, molho de tomate e cenoura caseiro, brócolis e chips de batata-doce.


Empanados de frango (nuggets)


Eu usei:
2 peitos pequenos de frango crus;
1 ovo;
1/2 xícara de tapioca (goma, aquela que vem pronta para consumo);
alho, cebola, tempero verde e sal a gosto.
Passar tudo no processador até ficar bem misturado. Se preciso, acrescente mais um pouquinho de tapioca (eu precisei, mas bem pouco).
Empanei com farinha de trigo e aveia em flocos finos misturadas.
Mas pode ser na farinha rosca.
Após empanados, modelar como quiser e colocar numa assadeira e colocar um fio de azeite por cima. Levar ao forno por mais ou menos, uns 30 minutos. Virar os nuggets na metade do tempo.

Obs.: Os nuggets podem ser congelados ainda crus.


Molho de tomate caseiro:

Eu usei:
2 tomates inteiros sem pele e sem sementes;
1 cenoura.
Folhas de manjericão.
Azeite de oliva e sal a gosto.
Levar ao fogo brando para cozinhar, até amolecer a cenoura e os tomates. Após passar no liquidificador.

Obs.: Pode aumentar a quantidade de tomates para o molho ser congelado.


Chips de batata doce:

Cortar fatias bem fininhas de batata-doce, colocar numa assadeira antiaderente, regar com um fio óleo e levar ao forno para assar, por aproximadamente 10 minutos. Não esquecer de virar na metade do tempo.
Dica: Pode salpicar um pouquinho de orégano, antes de levar ao forno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Compartilhe, comente!