sexta-feira, 3 de julho de 2015

Filhos de férias, e agora?

Com a chegada das férias escolares, aumenta a agitação em casa, não é mesmo?

Durante esse período, você  pode pensar:

A) Aiiiiii que vontade de sumir por umas horinhas!
B) Tem lançamentos de filmes infantis no cinema o suficiente?
C) Cadê aquela tia que prometeu fazer um programação especial com as crianças?
D) Aiiiii que vontade de sumir por uns dias!
E) Ainda bem que em casa tem o Discovery Kids, o Cartoon, a Disney...
F) Tem projetos de férias na cidade?

Vejo mães enlouquecidas procurando uma boa programação para os filhos e filhos também enlouquecidos, sem saber o que fazer. 

Brincadeiras à parte, ter nossos filhotes por perto é sempre um prazer. Eu sempre fui do time de mães que fica com os filhos durante todo o tempo de férias, por opção mesmo! Talvez pela minha profissão, sempre valorizei o tempo junto com eles. Mesmo quando estava trabalhando em tempo integral como professora, nas férias escolares era nosso tempo de ficar junto, de passear, de brincar ou de não fazer nada juntos! Mas entendo quem não faça a mesma opção. Somos mães, mas também mulheres, e é importante termos um momento nosso!

Aproveitando que estamos no período de férias, trouxe umas dicas para você fazer com seus pequenos. Vale a pena deixar um pouco as tarefas da casa de lado e aproveitar com eles, afinal as crianças crescem tão rápido e momentos como esses ficarão guardados na memória e no coração.

Sugestões de atividades para as férias:

1) Pintando o sete!
Para os pequenos, pintura com os dedos e para os maiorzinhos o uso do pincél. É legal separar uma mesinha e cadeiras, um potinho com água, pano para limpar os pincéis e muitas folhas (as mais firmes como as de desenho ou até mesmo um grande pedaço de papel pardo) para as crianças se expressarem. Num dia pode ser pintura livre, no outro carimbar as mãos e pés. Mas não esqueça que essa exploração vai dar sujeira. Então, desencane por um tempinho.


2) Minis Chefs na Cozinha da mamãe!
As crianças costumam gostar de aventuras gastronômicas, então separe aquela receitinha de biscoito ou bolo para fazer com eles. Deixe-os ajudar a misturar a massa, cortar os biscoitos e decorar o bolo.

3) Inventando com papel!
Dobraduras, além de divertidas, são ótimas para estimular a coordenação, a atenção e o raciocínio. Comece pelas mais básicas, como a de avião, barco, casa, chapéu. Use papéis coloridos e depois coloque para enfeitar o quarto.

4) O fantástico mundo dos balões!
Gente, dá pra fazer muitas brincadeiras com balões: bobinho, não deixar o balão cair, estourar, frescobol com balão, dança do balão...invente!!

5) Acampamento misterioso!
Ele pode ser feito na rua ou dentro de casa. Monte uma barraca usando lençóis, coloque pisca-piscas (aqueles mesmo que usamos para enfeitar a árvore de natal), colchonetes, cobertores e muitas almofadas e travesseiros. Apague as luzes e não esqueça das lanternas. Pronto! Agora é só entrar no mundo da imaginação das crianças e propor uma contação de histórias misteriosas.

6) Festa do Pijama!
Se seu filhote for maiorzinho, convidar alguns amigos e primos para dormir na sua casa e realizar a festa do pijama, pode ser eleita a programação preferida! Eles adoram! Combine um horário para os pais buscarem, ofereça um lanche rápido à noite e um bom café da manhã. Diversão garantida!

7) A abominável guerra de travesseiros!
Ótimo para fazer com a família toda, uma bagunça boa.

8) Artistas de casa!
Separe diferentes materiais que podem ser sucatas, massinha de modelar, fita adesiva...e proponha diferentes produções artísticas. Aqui a imaginação é livre.

9) Picnic no parque!
Leve as crianças para se divertirem no parquinho e aproveite para fazer um delicioso picnic. Sucos, frutas, bolos e sanduíches são alimentos gostosos e fáceis de preparar e levar.

10) Circuito doido!
Bola, bambolê. bolinha de sabão, boliche...monte etapas de um circuito interativo e curto para as crianças se exercitarem na rua.

11) Bailinho!
É só colocar umas músicas e dançar com o filhote pela casa. Divertido, simples e empolgante!

12) Produção literária!
Escreva um livro com a ajuda dos pequenos. Pode ser feito através de figuras recortadas e coladas em folhas, fotografias da família ou com desenhos. Depois peça para eles contarem a história e criar um nome para ela.

Espero ter ajudado! Me contem depois...

Bjus,

Tati



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Compartilhe, comente!