terça-feira, 17 de novembro de 2015

Pote da calma: o pote que tranquiliza as crianças

Baseado no método Montessori, o pote da calma promete acalmar as crianças após um ataque de birra ou choro.
O objetivo é distrair as crianças com as cores e o brilho do pote, acalmando-as para que possam ouvir tranquilas as orientações dos pais e ou professores. 
Quando o vidro é agitado, o efeito do brilho dentro do recipiente parece magia, envolvendo a criança e trazendo-a ao momento presente. É como ensinar a respirarem fundo diante de um problema, antes de tomar alguma ação mais precipitada.

Fonte: imagem Google

Que tal testar o pote da calma?

É muito fácil fazer, você vai precisar de:

- 1 pote de vidro com tampa
- 1 ou 2 colheres de cola glitter
- 3 ou 4 colheres de purpurina
- 1 gota de corante alimentar
- água quente (a quantidade vai depender do tamanho do pote. Deixe um espaço vazio na parte superior do pote para poder agitar).

Coloque a água no pote e a cola glitter. Misture bem, com calma até dissolver a cola. Misture a purpurina e mexa novamente. Adicione a gota de corante e feche bem o pote.

 Fonte: imagem/greenme.com.br

É só escolher uma cor (ou várias) e fazer o pote que, além de efeito calmante, é bem bonito também. Pode ser a cor preferida do seu filho ou filha, ou ainda consultar a  cromoterapia, que trabalha com o significado de cada cor. Segundo a cromoterapia o azul é a cor que mais acalma. O vermelho é estimulante, o verde reequilibra, o amarelo dá energia e estimula a atenção, o laranja traz positividade e paz e o roxo é relaxante.

Eu adorei a ideia, providenciando aqui em 3,2,1...


Por



Tatiane Gallas


3 comentários:

Gostou? Compartilhe, comente!