quarta-feira, 15 de junho de 2016

Chapada dos Veadeiros com crianças!

Olá gurias e guris!

Hoje trago uma dica de passeio maravilhoso. No último final de semana fomos para Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Desde que mudamos para Goiás tenho vontade de conhecer a Chapada dos Veadeiros, um lugar incrível, de natureza exuberante e com uma energia incrível. Conhecido pelas suas trilhas e belas cachoeiras é uma ótima dica de passeio para quem curte esse contato com a mãe natureza. E eu adoro!
Como estamos indo de volta para a nossa querência amada (o RS, é claro), não poderia sair deste estado sem antes conhecer a beleza da Chapada.

Dias antes da viagem, fiz uma pesquisa na internet sobre locais para visitar, hospedagens e dicas. Como ficaríamos somente dois dias, essa pesquisa ajudou muito para termos uma ideia de onde ir.
Optamos por ficar na pousada da Fazenda São Bento, em São Jorge, por ser mais rústica e ter mais contato com a natureza. A pousada é bem simples e acolhedora, ficamos numa cabana com quarto privativo para o casal, quarto de solteiro (com três camas), banheiro e uma salinha. Estranhamos porque não tem televisão no quarto, somente na sala ao lado da recepção da pousada que é onde os hóspedes se reúnem para assistir. O sinal da internet era ruim, então foram dois dias praticamente off, na companhia da família e da natureza (e para quê mais?!)

Na chegada na fazenda a Manu e o Davi já se encantaram com um dos vários gatinhos que viram por lá.

Na fazenda  São Bento, estão localizadas três cachoeiras que fazem parte do turismo da região. São elas Almécegas I, Almécegas II e São Bento. Como elas são privadas, quem não fica hospedado lá precisa pagar o valor de R$ 30,00 (para as duas primeiras) e R$ 10,00 (a segunda) para conhecê-las. Assim que chegamos, já fomos para a trilha dessas cachoeiras e desde o início já sentimos a energia do lugar.

Nosso primeiro dia foi dedicado a conhecer essas duas lindas cachoeiras:

A Almécegas I é a cachoeira mais bonita da propriedade, com queda d’água de 45m. Sua trilha tem grau médio de dificuldade e no ponto mais alto possui um mirante. As crianças encararam o percurso numa boa, mesmo com muitas subidas e descidas (algumas bem íngremes). No caminho fomos apreciando a vegetação, as pedras e brincando muito. Em alguns trechos que consideramos mais perigosos, o marido levou o Davi no colo. Vale muito a pena a visita! O lugar é maravilhoso e a queda d’água da cachoeira lembra um véu de noiva. Mesmo com a água gelada, Manu não se intimidou, já o Davi é mais cauteloso e só quis molhar os pés. As crianças, em momento algum reclamaram das caminhadas, pelo contrário, se divertiram muito explorando o local.

Almécegas I

Linda, linda... a cachoeira é um espetáculo!

Na volta, percorremos mais uns 300 metros (agora de trilha fácil) para chegar até a Almécegas II. Essa cachoeira também é linda, tem uma queda de 8 metros e um grande poço para banho.  Entre as duas cachoeiras tem um local chamado pela fazenda de "piscinas", muito bom para levar as crianças, pois tem uma grande parte com águas bem rasas.

Almécegas II

Paisagens exuberantes
Na volta, descansamos um pouco na pousada e fomos até o centro de Alto Paraíso para jantar. Lá tem alguns restaurantes, pizzarias e lojinhas. Escolhemos uma espécie de cantina que servia pratos individuais.

No segundo dia, após um delicioso café da manhã de fazenda, com pão de queijo quentinho, pão, bolos, biscoitos e geléias caseira, frutas e café fresquinho fomos conhecer a cachoeira São Bento.
A trilha para a cachoeira é curta, tem uns 200 metros, e fácil. Possui uma piscina natural e queda de 6 metros. Tem uma parte com águas mais rasas que o Davi adorou. Mas como fomos logo pela manhã, acabamos não ficando muito tempo por lá. É uma boa opção para levar as crianças.

Café da manhã da fazenda

Cachoeira São Bento

Na volta, combinamos uma parada na pracinha da pousada, porque Davi já estava pedindo... e também porque criança precisa brincar!

Logo depois partimos para conhecer o Vale da Lua. Um lugar incrível que tem rochas esculpidas pelo rio São Miguel que lembram a lua. As crianças ficaram encantadas e por isso indico conhecer, além do misticismo do lugar, tem também esse aspecto lúdico de parecer que estamos pisando na lua. A trilha até o vale é fácil, o que deixa mais complicado é quando se chega mais perto das rochas. É preciso muito cuidado porque tem diferentes alturas e vários feixes de abertura. O local mais apropriado para o banho é a piscina 3, mais rasa. Indico levar chinelos pois tem umas pedrinhas bem pequenas na água que incomodam um pouco. Não sei se é por causa da época que fomos, mas a água é como as das cachoeiras, bem gelada. Por ser um dos locais mais conhecidos da Chapada, estava bastante movimentada, porém não lotada. Na entrada do Vale, tem uma estrutura com lanchonete e banheiros. A visitação sai por R$ 20,00 por pessoa, sendo que crianças de até 7 anos são isentas. Sem dúvida, o Vale da Lua é uma paisagem única, maravilhosa!

A trilha para o vale nos brinda com paisagens como esta, como não parar para contemplar a natureza
e claro fazer uma foto?!

Vale da lua - a formação das rochas lembram a lua

Após a caminhada pela trilha, a recompensa: brincadeira e banho na piscina do vale da lua.

Lugar lindo e mágico!
(Davi com o papai e Manu com a mamãe)

A Chapada dos Veadeiros é um passeio para quem ama o contato com a natureza! Se você gosta, vá em frente e não deixe de levar as crianças porque tem muitos lugares para conhecer com elas. Uma cachoeira indicada para levar os pequenos é a Lokinhas, mas não conseguimos ir por falta de tempo.

Algumas Dicas para aproveitarem bem o passeio:

• De maio a setembro/outubro é o período de seca, onde não chove e o ar é mais seco. Faz muito calor, então beba bastante água.
  • De novembro a abril é o período chuvoso, onde a paisagem está mais verde e os rios volumosos. Uma dica é levar capa de chuva.
  • Leve lanches leves (frutas, bolachas, sanduiches ou barrinhas de cereal) para as caminhadas, ainda mais com crianças, e água. Mas seja gentil e educado, trazendo seu lixo contigo.
  • Leve também repelente. Nós não precisamos usar (ainda bem!), mas sempre é bom prevenir.
  • Deixe sua câmera e celular carregados. Parece óbvio, mas é bom lembrar, porque tu vais tirar muitas fotos maravilhosas. Faça pequenos vídeos e leve o som das quedas d’água das cachoeiras com você!
  • Leve chapéus, bonés e protetor solar. E claro, roupas para banho!
Alguns momentos que amamos:

Pelas carinhas, vocês podem ver que tudo foi diversão!

Trilhas variadas e lindíssimas!

No detalhe Manu mergulhando no Vale da Lua

Sobre a Chapada dos Veadeiros:

É uma região do cerrado do nordeste de Goiás e fica há 220 km de Brasília. A Chapada tem o ponto mais alto do planalto central e uma das regiões mais antigas do planeta (com até 2,5 bilhões de anos). A fauna é bastante variada sendo destaques: o lobo-guará e o veado campeiro. Das 312 espécies de aves existentes, podemos citar a ema, o urubu-rei várias espécies de gaviões.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é considerado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO desde 2001. Veja mais informações aqui.

Espero que tenham curtido a nossa aventura, assim como nós!!!
Voltamos com energia renovada, revigorados mesmo!

Beijos e até a próxima viagem.