quarta-feira, 22 de junho de 2016

Relatos de mães: a maternidade é transformadora!

A maternidade traz muitas mudanças para as nossas vidas, não é mesmo?

O mundo que antes girava em torno dos nossos desejos e prioridades, que parecia uma imensidão de prazeres, de possibilidades e desafios, de repente se transforma em algo tão particular, tão novo, tão cheio de surpresas e temores...nossos maiores desejos e prioridades mudam e passam a girar em torno de outro ser, tão pequeno e encantador... nossos filhos e/ou filhas chegam e nos transformam!

E preocupações que antes tínhamos se tornam pequenas se comparadas às expectativas maternas. Nossos medos aumentam, descobrimos o amor incondicional e aprendemos a ser mais fortes. Mudamos e para melhor!


Conversei com amigas mães e blogueiras que me contaram um pouco do que a maternidade representa e o que ela mudou em suas vidas. Confiram os depoimentos.


"A maternidade realmente me transformou, aprendi a ser mais forte, mais paciente, menos crítica comigo mesma. A maternidade é única e singular para cada mãe, cada filho. E que me culpar não faz bem para mim e nem para minha filha. Que mãe perfeita não existe, o que existe é a melhor mãe que eu posso ser para meus filhos.
E o conselho que eu passo para outras mãe e futuras mães: "não queira ser perfeita, seja humana!"

Alê Nunes, mãe da Giovana, de 9 anos

De repente um positivo e logo a descoberta: era um menino, o Danilo! Que alegria, o que eu mais queria era ser mãe de menino! Com 39 semanas você chegou...o inesperado mais esperado da minha vida.
Meu filho nasceu com o que todas as grávidas temiam, a microcefalia. Mas o que é a microcefalia perto de um amor de mãe? O que iria tirar minha alegria te dar dado vida ao meu filho? tenho muito orgulho do meu pequeno e lutarei por ele com todas as minhas forças, até o último minuto da minha vida.
Faltam palavras para escrever o tamanho do meu amor pelo meu anjo. Quem diria que aos 17 anos me tornaria essa pessoa que sou hoje...eu só era uma menininha irresponsável e de repente me tornei mãe, mãe de anjo, mãe de especial...A conquista do meu filho, é minha conquista, sua vitória é minha vitória! Venceremos porque fomos escolhidos para a glória. Olho para ele e vejo Deus, vejo um futuro lindo, porque ele é capaz, é meu guerreiro. Te amo, filho!"

Vitória Oliveira, mãe de Danilo, de 7 meses



"Engravidar foi bem complicado para nós, fiz vários tratamentos, tive gravidez ectópica duas vezes. Ainda assim persisti e deu certo. Quando aconteceu, no entanto, mesmo querendo muito, foi difícil absorver a imensa mudança de um bebê em nossa vida. O amor veio acompanhado de medo, preocupação e um sentimento ambíguo de querer muito ficar junto com a bebê e ao mesmo tempo ter tempo para mim. Com o tempo, no entanto, isso mudou. Hoje sou uma mãe "grude" que ama ficar junto com as cria mais que qualquer coisa. Acredito que tudo se aprende nessa vida. Até mesmo a ser mãe."

Cláudia Bins, mãe da Manoela, de 10 anos, e da Juliana, de 5 anos.


"Sempre que eu via alguma mulher se dizendo transformada pela maternidade, achava aquilo um completo exagero. Eu pensava (cá com meus botões): quanto mimimi; isso só pode ser brincadeira! 

Então me tornei mãe!

A mudança e a transformação não nasceram junto com a placenta. Foi uma transformação diária, lenta, porém muito intensa, e quando eu me dei conta já estava no 'clube das mulheres transformadas pela maternidade'!
De todas as coisas que mudaram em mim, tem uma que se destaca: Depois da maternidade eu me sinto muito mais forte como mulher.  Hoje eu sinto que posso mover o mundo pelo meu filho, e parece, que se tratando dele não há o impossível.
Várias situações me fizeram sentir na pele essa força. Superei vários medos, e passei por cima de vários obstáculos que jamais pensei que pudesse enfrentar antes de ser mãe.
Antes eu era forte. Agora, pelo meu filho, eu me sinto invencível!"


Camila Vidal, mãe do Gael, de 2 anos
Blog Gravidez Planejada
@gravidezplanejada



A maternidade me trouxe alegrias imensuráveis, um amor que transborda, mais generosidade e compaixão e uma incrível capacidade de redescobrir a felicidade. Ser mãe é algo transformador e um grande aprendizado. Ser mãe me mostrou que estamos nesse mundo para viver a imperfeição. Amo, amo a maternidade e todas as descobertas que ela trouxe para a minha vida!


Eu, Manu e Davi <3
@maedegurieguria


E para vocês, o que mudou? Me conte aqui nos comentários, vou adorar saber!

Beijo,

Tati


23 comentários:

  1. Tati, que post mais lindo e emocionante. Obrigada de coração por me permitir compartilhar também nossa experiência. Eu acredito que lendo sobre o assunto e vendo outras realidades aprendemos muito. Que as novas mamães possam se inspirar também.

    Beijos,

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, eu que agradeço a confiança e o carinho. E obrigada por compartilhar tua experiência! Bjo

      Excluir
  2. Amei participar Tati, o post ficou muito bom!
    Parabéns!
    bjs,
    Alê

    ResponderExcluir
  3. Que lindo post! A participação de cada uma ficou demais. Parabéns Tati.

    ResponderExcluir
  4. que lindo post Tati querida!!
    Eu mudei demais depois da chegada do Rafa! Parei de trabalhar, virei mãe 24 horas por dia! Não me arrependo, amo o que eu faço, amo me dedicar totalmente a ele,poder viver junto com ele a fase mais importante da vida de uma pessoa, que é a infãncia!
    beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  5. Aquele velho ditado de que "quando nasce um filho, nasce uma mãe" é exatamente isso! Nos renovamos e nos transformamos em alguém que nem sequer imaginávamos poder ser e viver! Certamente, q melhor transformação da minha vida!

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive medo de ser mãe qdo não tinha filho, mas hoje em dia tiramos força não sei de onde para ficar firme!!!
    @nossasaogemeos

    ResponderExcluir
  7. Adorei os relatos, realmente é muito bom ser mãe mesmo entre suas dificuldades, trabalho e falta de tempo para nós, mais junto com isso chegam também os amores, alegrias e momentos maravilhosos

    Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Bem, depois que fui mãe, mudei pra melhor. Fiquei mais pratica, compreensíva, paciente, e claro, muito mais feliz!

    ResponderExcluir
  9. Que lindo! maternidade (e paternidade) é tudo!!!

    ResponderExcluir
  10. Quantos depoimentos lindos e encantadores. A maternidade nos transforma e muito. A doação, o amor incondicional, as alegrias e medos nos fazem seres humanos melhores☺️

    ResponderExcluir
  11. Post lindo e tão emocionante. Cada relato maravilhoso... A maternidade me mudou completamente, me tornou uma pessoa com mais medos ainda e que consegue enxergar além de mim mesma. Me mostrou o que é amar de verdade e ter, cada dia mais, medo de morrer e não poder acompanhar o crescimento do meu filho. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo ver e ler como ser mãe muda nosso coração, corpo e alma. Parabéns Tati, pelo post!

    ResponderExcluir
  13. Que post lindo! Fiquei muito emocionada... Quanta força num so lugar!! Realmente a maternidade transforma. Hoje sou uma pessoa muito melhor... Meu filho, aos 3 anos, me ensina muito da vida... Me ensina o que realmente é amor incondicional... Depois dele aprendi o que é o amor de Deus por nós... O significado de sacrifício de amor...

    ResponderExcluir
  14. Que post lindo!Parabéns a todas as mamães.

    ResponderExcluir
  15. Lindo post, como a maternidade transforma para um ser humano melhor ..bju

    ResponderExcluir
  16. Que lindo post!!! Amei! A maternidade sem dúvida mostra um lado desconhecido e muito lindo que existe em nós!! Amei amei! Ainda mais os depoimentos!! <3

    ResponderExcluir
  17. Parabens Tati pelo post ficou lindo.
    Mari
    Vamos Mamaes

    ResponderExcluir
  18. Muito lindo! Confesso que engravidar não estava nos meu planos, mas fui agraciada por essa dádiva, e hoje, digo com toda a certeza, que foi a melhor coisa que já me aconteceu!!! Pisquila tira o melhor que tenho em mim! Amo ser mãe!!!

    Beijos Mila (@mundodamae)

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe, comente!