segunda-feira, 4 de julho de 2016

Como "comer" vitaminas e onde encontrá-las?

           Olá, hoje é dia de papo de nutri!
           E vamos dar continuidade ao assunto sobre as vitaminas. Já vimos aqui que é super importante consumir vitaminas diariamente, principalmente de forma natural. Confiram agora os alimentos onde as encontramos e suas funcionalidades.

             Como "comer" vitaminas?

             Já sabemos que as vitaminas são necessárias para manter o corpo em ordem, funcionando plenamente. Mas onde elas estão e quanto devemos comer?
            Calma, tem mais coisas pra falarmos antes disso.
Precisamos delas todos os dias? É certo que precisamos de todas as vitaminas. Dependendo da  idade, sexo, a fase da vida, estado de saúde e até das atividades físicas a dose necessária vai ser diferente. As vezes precisamos mais de umas que de outras. E onde elas estão?
            Calma, calma! Antes disso é melhor saber que elas se dividem em dois grandes grupos: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. Isso é importante para poder aproveitá-las ao máximo, disponibilizando para o organismo todo o potencial desse nutriente. Aquelas que são solúveis em água (hidrossolúveis), como a vitamina C e as vitaminas do complexo B, não se acumulam no corpo, podem ser consumidas diariamente; e como não fazemos estoque, é só fazer xixi para mandar o excesso embora.  As outras que são lipossolúveis, como a vitamina A, D, K e a vitamina E, quando ingeridas em excesso podem se acumular nos tecidos mais gordinhos do organismo e aí podem até ser tóxicas.

Fonte: Slide Player

            Por isso que apenas saber onde elas estão não é muito útil e sim que precisamos variar seu consumo variando também nossa alimentação. Mas se você continua curioso pra saber  o que comer para garantir o aporte necessário, vamos às dicas:
             A vitamina A encontrada nos alimentos de origem vegetal, vegetais folhosos verde-escuros e nas frutas amarelas e alaranjadas é importante na visão, no crescimento e questões da pele. Para o metabolismo dos ossos vale lembrar sempre da vitamina D associada a gordura de peixes, gema de ovo, manteiga… porém precisa de sol para ser ativada no organismo e tornar-se útil. Exponha o corpo ao sol, poucos minutinhos diários já são suficientes. A vitamine E é antioxidante e está nas nozes, gema de ovo, gérmen de trigo e alguns óleos, sendo relacionada ao envelhecimento do organismo. Melhor prevenir que remediar não é mesmo?
            Para fortalecer o sistema imunológico aposte na vitamina C das frutas ácidas mas não esqueça que folhas verdes como o espinafre e até o pimentão também oferecem esse aporte. Além dos resfriados… a vitamina C é importante para o organismo absorver o ferro  e aí nenhum arranhão vai sangrar muito. O que a vitamina K ajuda também, afinal é importante para a boa coagulação sanguínea, por isso invista mais uma vez nos vegetais e folhas verdes como brócolis e salsa.

Fonte/imagem Google

            E o tal complexo B? E a tal anemia? A ausência de B12 pode provocar também problemas neurológicos. Os alimentos de fonte animal trazem a B12. A vitamina B1 melhora a função cerebral combate a fadiga e o desânimo e vem junto na folha da alface romana, espinafre, berinjela, grãos integrais, feijão, carne e nozes. Esses alimentos e outros vegetais como cenoura, batata doce, frutas secas, abacate, levedo ...também trazem B2 associada à reparação da pele e produção de adrenalina, B3 para o sistema nervoso e imunológico, construção de anticorpos, desintoxicações e funcionamento das cartilagens, até náuseas e enxaquecas. Vamos acrescentar então sementes de girassol, amendoim, banana e tomate. Falta comer mais couve-flor e ervilhas trazendo a B7 e a B9, aliviando dores musculares e investindo na saúde circulatória, por exemplo.
            Então  “comer vitaminas” é fácil. É só investir numa alimentação variada, com comida de verdade todos os dias. 

Exemplo de prato colorido e variado (Fonte:Imagem Google

Um abraço e até o próximo post!

Maria Cristina Gallas Flach

Nutricionista 

20 comentários:

  1. Amei as dicas e não sabia que esses alimentos eram tão ricos de vitaminas

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  2. Muito importante comermos esses alimentos saudáveis e comer junto com nossos filhos desde pequenos para criar um bom hábito alimentar!!
    beijosss

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  3. Adorei o post ... Aqui muitos alimentos mencionados consumimos

    Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

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  4. Adorei o post ... Aqui muitos alimentos mencionados consumimos

    Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

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  5. Tati amei o post! Já conhecia alguns alimentos e suas vitaminas, mas super completo assim não. Bj

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  6. Muito legal o post e sempre importante estarmos atentas à nossa alimentação!

    Clau
    @AsPasseadeiras

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  7. Sempre bom ter essas dicas, as vezes nos esquecemos de como são ricos em vitaminas esses alimentos né?

    Beijos Mila (@mundodame)

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  8. Adorei as dicas!!!! Vitaminas são super importante para todos nós, vou atentar aos alimentos certos para achar este reforço!

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  9. Ótimas dicas! Precisamos mesmo dessas informações para nos alimentarmos bem e melhor!

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  10. Mega completo seu post!!/farei print para olhar sempre!!!

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  11. A nutri arrasou! Não sabia que existiam vitaminas lipo e hidrossolúveis. Vou procurar inserir sempre esses alimentos na dieta da família!

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  12. excelente post!! temos que nos informar para saber fazer boas escolhas!
    @lancheiradojoao

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  13. Adorei as dicas ;) vamos ficar atentos ;)

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  14. Adorei as dicas... Muito dos alimentos citados já consumo e o pequeno ama, principalmente de frutas cítricas... Precisamos ter bons hábitos alimentares desde pequeno. Bjos

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  15. Amei as dicas!!! Já temos consumido muitos desses alimentos, mas outros não passamos nem perto. O bom é balancear, né? rs
    Beijos!!

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  16. Muitos alimentos mencionados são consumidos aqui em casa, ótimo post.
    Bjs
    Mari
    Vamos Mamaes

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  17. Ótimo post. Sempre é bom saber mais sobre alimentos saudáveis, vitaminas, etc

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  18. Otimas dicas, aqui eu luto para fazer o Luan se alimentar de forma saudável.

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  19. Ótimas dicas, muitas vezes esquecemos como é importante se alimentar bem!
    bjs,
    Alê
    http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/

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