quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Ideias para o calendário do advento: esperando o Natal com as crianças!

Olá!!

Com o Natal se aproximando vou compartilhar uma ideia que adoro com vocês: o calendário do advento! Faz parte daquelas inspirações que a gente gosta e dá para fazer em casa com a participação das crianças.
Mas antes de colocar as fotos inspiradoras, vou falar um pouquinho sobre o porquê eu acho essa ideia estimulante e importante.

O calendário do advento é uma forma de fazer a contagem regressiva para o Natal. Ele teve início no século XIX, na Alemanha e significa anúncio, vinda, chegada. As famílias alemãs faziam a contagem com um simples risco de giz na porta a cada dia, começando em primeiro de dezembro. Algumas famílias tinham meios mais elaborados de marcar os dias, como acender uma nova vela (talvez a gênese das atuais coroas do Advento) ou pendurando um santinho na parede a cada dia.

O calendário do advento começa no dia 1º de dezembro e termina no dia 24, véspera de Natal. Há várias formas de montar e "trabalhar" o calendário com as crianças. Geralmente ele possui janelinhas, onde podemos colocar um doce ou pequenas lembrancinhas, uma mensagem, brincadeira ou tarefa a ser realizada em cada dia que antecede o Natal.

A manipulação do calendário do advento, além de ser um modo divertido de ensinar sobre a parte religiosa e o verdadeiro sentido da data, também estimula o desenvolvimento do amadurecimento infantil. Por volta dos 2 ou 3 anos já se pode apresentar o calendário do advento às crianças. Ela aprenderá a lidar com a ansiedade, pois só pode abrir uma janelinha por dia e ainda ajuda na compreensão da passagem do tempo.

Viram quantos benefícios?

Eu faço esse calendário aqui em casa desde que a Manu é pequeninha e ela simplesmente adora! É uma forma divertida de curtir momentos em família e aguardar a chegada do natal com magia e união. 

Eu usei feltro nas cores verde e vermelho, cola quente e tinta relevo dourada para fazer o calendário. Cada dia (eu preferi fazer até o dia 25) corresponde a um bolsinho, onde coloco pequenas surpresas para as crianças. Imaginem a alegria delas ao irem até o calendário fazer a contagem regressiva e se encontrarem um mimo!! É contagiante! Amo ver os olhinhos das cria brilharem! Adoro essa magia que envolve o Natal e a sensação que provoca nos pequenos!
Mas vocês não precisam colocar surpresinhas todos os dias, converse com os filhotes e avisem que tem dias que pode ter alguma coisa, outros não. Uma ideia linda é a cada dia proporcionar momentos para eles, como dia "X" fazer um desenho sobre o natal, dia "y" contar a história do nascimento de Jesus, dia "n" procurar uma fotografia da família em outro natal... use a criatividade e aproveite esses momentos únicos com eles!


Foto: Arquivo pessoal.
Manu ainda pequena super feliz fazendo a contagem para o Natal. Nesse dia teve surpresinha no calendário do advento <3
Inspire-se nessas ideias:

1) Envelopes decorados e pendurados, bem fácil de fazer.




2) Etiquetas no varal e papai noel: para quem pretende só realizar a contagem, sem necessariamente colocar surpresinhas ou tarefas.



3) Copinhos decorados no varal, uma graça! Lembrando que o lúdico atrai ainda mais as crianças.


4) Forma de cupcake: sensacional essa ideia!


5) Painel com prendedores: prático porque a criança não precisa abrir para descobrir o conteúdo. 

6) Saquinhos de papel kraft: para quem procura um calendário do advento mais clean.


7) Pequenos potinhos numa bandeja ou caixinhas de fósforos decoradas num grande vidro: uma solução para organizar o calendário sem precisar pendurá-lo na parte. Lindo!


8) Rolinhos de papel higiênico em duas versões: ideia sustentável e criativa tem que ter!

            


9) Cones coloridos para alegrar ainda mais a celebração!



Lembrando que a ideia aqui é celebrar o Natal junto da família a cada dia que o antecede. Seu filho terá oportunidade de observar a passagem dos dias conversando, ouvindo histórias sobre o natal dos pais, ouvindo canções ou abrindo as embalagens e receber recadinhos fofos de amor, pequenos mimos ou pequenas tarefas como decorar a árvore de natal.  

Beijos,


Tati






4 comentários:

  1. Que amor,
    Adorei as ideias e sempre fazemos aqui em casa. As meninas adoram!

    Clau

    ResponderExcluir
  2. Que fofo! E não só serve para natal como para aniversários, datas importantes, adorei!
    Uma sacada mais criativa que a outra!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai meu deus que idéias lindas! Já chegou o Natal né!! Parece que dormi o ano todo! kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Nossa adorei as ideias Tati, ainda não fiz com o Gabriel mas você me inspirou, vou fazer.
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe, comente!