segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Viagem com crianças - São Francisco de Paula


São Francisco de Paula é uma cidade gaúcha localizada a uns 120 km de Porto Alegre e embora faça parte da Rota Romântica da serra gaúcha, a cidade é menos visitada do que suas vizinhas Gramado e Canela.

"São Chico" como também é carinhosamente chamada, fica entre a serra e os cânions do RS, e está envolvida por belas paisagens.

A cidade possui temperaturas agradáveis e amenas (máximo em torno de 21° no ano todo, mas nas noites mais frias do inverno chega a temperatura negativas), é calma, sem o agito e o grande comércio badalado de Gramado.
Para quem procura um destino mais sossegado e igualmente bonito indico muito conhecer.



Quando ir a São Francisco?

Em qualquer época do ano, como qualquer cidade da serra gaúcha; porém o inverno tem seu charme. Com temperaturas mais baixas é comum gear no inverno, perfeito para tomar um chimarrão e pegar um solzinho no Lago Bernardo. E a beleza das cores do outono também são um belo convite para apreciar a paisagem.

A cidade tem ainda várias cachoeiras e trilhas em meio na natureza, que acredito seja mais interessante visitar no verão.


Onde ficar?

Nós ficamos hospedados no mais tradicional hotel da cidade, o Hotel Cavalinho Branco que possui uma localização privilegiada: em frente ao Lago São Bernardo.
O hotel foi construído na década de 30 para ser um cassino e ficou anos abandonado porque esse tipo de estabelecimento passou a ser vetado no Brasil. Nos anos 70 o prédio foi reformado e em 1978 foi inaugurado o hotel que é um dos cartões postais da cidade.

O quarto que ficamos é muito amplo, com uma cama de casal e três camas de solteiros, em ambientes separados. A mobília é retrô, mas muito confortável. Da janela do quarto avistamos o lago e é só andar um pouquinho e estamos nas suas margens.

Fomos muito bem recebidos e nos sentimos entre amigos. Amo esses lugares hospitaleiros, simples e com jeitinho de interior.

O tradicional Hotel Cavalinho Branco




Por que ir? O que fazer?

Sempre que conhecemos algum lugar novo queremos explorar seus pontos turísticos, não é? Mas dessa vez, e como já conhecemos a cidade, nossa ideia era mesmo ficar no hotel e aproveitar as margens do belo Lago São Bernardo, que é o cartão posta da cidade. 

O Lago São Bernardo possui 1,9 mil metros de extensão e é rodeado de plátanos e araucárias. Um recanto de tranquilidade e beleza que vale muito conhecer. Tomar um chimarrão, fazer um piquenique, brincar ou se exercitar (tem pracinha e equipamentos  desses de parque para a prática de exercícios), fazer caminhadas ou andar de pedalinho e triciclo são opções para fazer nas margens do lago, mas te digo que só ficar sentado contemplando sua beleza basta.

A volta de triciclo ao redor do lago custa R$ 20,00 e R$ 30,00 no quadriciclo (esse que andamos) e super curtimos pedalar nesse visual. Tem dois locais de locação, um próximo ao Hotel Cavalinho Branco e outro na chegada ao lago.



Lago São Bernardo



Outros motivos para ir:

Na avenida principal da cidade, a Julio de Castilhos, encontramos monumentos como a Cuia, o Carreteiro e o Tropeiro, que mantém viva a memória de um passado e valoriza sua história.

Nessa avenida também está localizada a Livraria Miragem, que se tornou um ponto turístico da cidade por seu espaço diferenciado e arquitetura rústica. São 3 andares cheios de detalhes históricos e culturais que contém um enorme acervo de livros, espaço para leitura (inclusive kids) e exposição de obras de arte.

São Francisco tem alguns pontos mais afastados e belas paisagens naturais como as cachoeiras (Parque das Oito Cachoeiras, Parque das Cascatas e Parque da Cachoeira) e as barragens (do Salto e Blang), Floresta Nacional de São Francisco de Paula e a Reserva Ecológica Terra do Sempre. Essas ainda não visitamos, mas pretendemos conhecer no verão.

E se tu tiver espírito de "desbravador" como nossa família, ainda pode passear pelas ruas de bairros e condomínios mais 'rurais' da cidade e se encantar com os plátanos (amo!) da região. Te garanto que vais poder fazer fotos maravilhosas!


Uma bela paisagem para quem gosta de fotos.



Beijo e até a próxima viagem!       


Tati <3





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Compartilhe, comente!

Postagem em destaque

O segundo filho, tudo tão igual e tão diferente!

Algumas pessoas dizem que ter o segundo filho é mais fácil. Você já sabe como é, do que eles precisam e como fazer. Nem sempre. Foto A...